17 de fevereiro de 2014

Artesão da Semana: Telma Mota Atelier

telma Mota é a cara por de trás do projecto Telma Mota Atelier, que esta semana (de 17/02 a 23/02), está em destaque na With Love - Loja Colaborativa.



Saiba um pouco mais sobre o seu trabalho e as suas inspirações.


Quando e porque começou a executar peças de artesanato?

O quando já se perdeu no tempo, porque sempre me lembro de criar/construir 

qualquer coisa com as mãos. O projecto Telma Mota Atelier surgiu à alguns 

anos com a necessidade de criar peças de joalharia/bijuteria para mim.. as 

amigas conheceram, as amigas das amigas também, e a necessidade de criar 

uma loja online acabou por surgir naturalmente. Hoje é um projecto a tempo 

inteiro sem o qual não me imagino.

Como aprendeu?

Fui aprendendo.. Na verdade aprendi a fazer croché com a minha mãe mas 

transformá-lo em jóias, assim como todas as técnicas que utilizo para realizar

as minhas peças, aprendi por mim mesma, numa tentativa e erro e através 

de vários livros que fui comprando e lendo.

O seu projecto é: Telma Mota Atelier, porquê este nome?

Para tornar a tarefa de escolher um nome mais simples. Também porque 

idealizo e executo todas as peças sozinha e de raiz faria todo o sentido dar-

lhe o meu próprio nome. 

Fale-nos um pouco sobre o seu projecto. Que tipo de trabalho faz? Quais as técnicas que usa? Quais os principais materiais e ferramentas? Como é que caracteriza o seu estilo?

O meu projecto é um projecto de joalharia/bijuteria de autor, onde utilizo 

essencialmente a técnica do croché para dar forma às peças que crio, através 

do fio de cobre, da prata e de pedras naturais e semi-preciosas. A minha 

principal ferramenta e aquela que não pode falta é sem dúvida a agulha de 

croché, mas existem várias outras também importantes como os alicates, as 

colas, os martelos, etc..

Caracterizar o meu estilo é difícil, gosto de criar peças femininas, que se 

adaptem a vários estilos, e por isso, a várias mulheres, mas como sou uma 

romântica incurável, diria que tenho tendência para o estilo romântico.

Na loja temos várias peças suas, qual a que destaca? Porquê?

Não destaco nenhuma em especial, gosto de todas. Coloco em todas a 

mesma dedicação, afecto e atenção, por isso acabam por ser todas especiais.

Quais as principais características desta peça? Técnicas e principais materiais?

Como não escolhi nenhuma em especial, falo em geral da colecção que está

na loja With Love – a Simply Circles Collection. É uma colecção simples, de 

linhas contemporâneas e adaptável a qualquer estilo. É toda feita em croché,

com fios de cobre, prata e couro.

Quanto tempo demorou a executar?

Todas as peças são 100% feitas à mão, requerem atenção no detalhe e são 

minuciosas. Às vezes é difícil contabilizar o tempo.

Ao iniciar a peça que destacou, teve alguma fonte de inspiração e preparação ou surgiu com naturalidade? É assim com todas as peças que faz?

A colecção (uma vez mais porque não destaquei uma peça só) fui inspirada 

na simples forma geométrica do círculo, a partir daí foi surgindo, uma 

peça levou à outra.

Qual a sua opinião relativamente ao conceito das lojas colaborativas? Acha que colocar as suas peças numa loja colaborativa pode ajudar a divulgar o seu trabalho?
Divulgar o meu trabalho foi o que me levou até à loja With Love, é a única 
loja colaborativa com a qual trabalho neste momento e acho importante o 
conceito de “comunidade” onde todos se ajudam para divulgar o que de 
melhor se faz no nosso país.

E quanto a projectos para o fututo, tem algum objectivo ou alguma expectativa que deseja compartilhar?
Desejo divulgar ainda mais o meu trabalho e fazer crescer a marca Telma 
Mota Atelier.

Espaço Telma Mota Atelier na With Love - Loja Colaborativa

Sem comentários:

Enviar um comentário